2017-03-28

Yayoi Kusama


Noutro dia, procurando imagens na Internet, passei por esta de que gostei


Suponho que se intitule "Aftermath of Obliteration of Eternity" de uma série "Infinity mirror rooms", obra da artista japonesa Yayoi Kusama. Suponho que fui atraído pelas luzinhas na noite escura, pela linha do horizonte e pelo ponto de fuga central, estilo buraco negro. Faz lembrar as imagens nocturnas de Los Angeles mas com um céu mais iluminado.

Fui depois ver a entrada da Wikipedia, na versão inglesa fala mais da obra, a versão portuguesa tem informação complementar, focada sobre a vida psíquica da artista. Nasceu no Japão em 1929, viveu em Nova Iorque de 1957 a 1972, tendo depois regressado ao Japão onde tem vivido desde então.

Ao ver mais algumas obras dela tive uma sensação de "déjà vu" e confirmei que tinha guardado no meu PC esta imagem desta artista



que o João Pinto e Castro mostrara no ...bl-g- -x-st-  num post de 2008-02-01, atribuindo o título "Fear of Dots".

Ainda no mesmo Blogo-existo vi que existia um post de 2008-01-31 intitulado "Yayoi Kusama: Infinity Nets" em que a imagem não estava acessível.

Procurando no Google Images (Yayoi Kusama, Infinity nets) cheguei a esta imagem daqui

 

que me fez lembrar cracas (barnacles) desta foto


depois vi esta imagem aqui


que me lembrou uma variante (mais regular) duma janela iraniana de Isfahan




Sem comentários: